terça-feira, 8 de março de 2016

VÍRUS: Clicou no vírus que infecta pendrives e cria atalhos? Veja como excluir

O Microsoft Excel.Wsf apesar de parecer um nome altamente confiável para um arquivo, na verdade, é um vírus que infecta pendrives, cartões de memória e outros tipos de dispositivos portáteis, oculta os arquivos salvos e cria atalhos que ao serem clicados, infectam PC’s e notebooks.

Mas grave do que isso, o vírus pode fazer alterações no sistema operacional comprometendo a segurança das informações pessoais de usuários que usarem estes computadores infectados.

Contudo, não há motivo para desespero. Neste tutorial, com poucos passos, você vai aprender identificar o vírus, eliminá-lo e recuperar todos os arquivos sem precisar formatar seu pendrive ou cartão de memória mesmo que você tenha clicado em algum dos ícones.

pen2
Elimine vírus que transforma arquivos em atalhos (Foto: Reprodução/Davi de Lima)
 O Microsoft Excel.Wsf cria atalhos que, quando clicados, abrem os arquivos normalmente e prolifera o vírus para o computador sem que o usuário perceba.

A solução deste problema foi desenvolvida para um pendrive infectado, mas a mesma solução pode ser utilizada para qualquer dispositivo portátil que tenha sido infectado.

Uma vez que se tenha clicado em algum atalho do pendrive, o vírus se instala no pc e apenas deletá-lo, não será o suficiente. Caso você tenha clicado, o procedimento deve ser outro. Através de alguns passos vamos exibir os arquivos ocultos e identificar o vírus que também está oculto.

Identificando o vírus


Passo 1. Acesse o pendrive através do menu Computador;

Passo 2. Clique no menu Organizar – Opções de Pasta e Pesquisa e selecione a aba Modo de Exibição;

imagem2 
Passo 3. Deslize a barra de rolagem até a opção "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)", desmarque-o e clique em "Sim" na janela Aviso;

imagem4
Leia o aviso e clique em Sim para exibir os arquivos ocultos (Reprodução/Davi de Lima)

Passo 4. Ainda em Opções de Pastas selecione a opção Mostrar Arquivos, Pastas e Unidades Ocultas, clique em Aplicar e em Ok.

imagem5
Selecione esta opção para exibir pastas e arquivos ocultos (Reprodução/Davi de Lima)

Neste momento todos os arquivos do pendrive estão sendo exibidos o que permite identificar o vírus Microsoft Excel.Wsf.

imagem6
Microsoft Excel.Wsf agora está visível junto com os arquivos do pendrive (Reprodução/Davi de Lima)
 FONTE: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário